O poder das crenças das pessoas.

Entenda o conceito por trás do nosso naming.

Para escolher o nome da nossa agência estudamos a fundo um conceito que pudesse traduzir tudo aquilo em que acreditamos.

Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa “Mentalidade” ou “Atitude Mental”, ou ainda, “Modelos Mentais”. De acordo com Daniel Goleman, autor do best seller Inteligência Emocional, as fontes dos modelos mentais são a maneira pela qual os seres humanos organizam e dão sentido às suas experiências. Ainda segundo o autor, Goleman, o nosso comportamento é condicionado por modelos mentais.

De uma forma simplificada, um modelo mental é uma forma de enxergar o mundo. As pessoas constroem e aplicam os seus próprios modelos mentais com base em quatro pilares: Biologia: interpretação da capacidade de realização do ser humano com base nas suas limitações fisiológicas Linguagem: é o meio no qual se estrutura a consciência do ser humano. Cultura: dentro de qualquer grupo – famílias, amigos, organizações e nações – os modelos mentais coletivos se desenvolvem com base em experiências compartilhadas. Experiência pessoal: diz respeito à raça, sexo, nacionalidade, origem étnica, condição social e econômica, influências familiares, nível de educação, etc.

A partir desses pilares fazemos nossas interpretações julgamentos e construímos nossas atitudes ou modelo mentais. Formamos nossas crenças e agimos segundo elas. Os comportamentos que temos a partir de nossas crenças e atitudes geram um determinado resultado, que pode ser limitante ou potencializador. Assim, os Mindsets que adotamos são muito importantes para nossa carreira e para os bons resultados que desejamos. Quer entender de que forma? Vamos lá: Nos dias atuais, nosso país, a economia e o mercado de trabalho passam por uma fase de recessão, uma instabilidade econômica e a todo o momento ouvimos a palavra crise. E o que mais desejamos é ver esse processo mudar. Se mergulharmos nos efeitos negativos, vamos afetar nosso desempenho e os números das empresas em que trabalhamos.

Mas se ajustarmos o nosso mindset para enxergar na crise oportunidades e aproveitarmos esse momento para o desenvolvimento de competências que sejam essenciais para manutenção de seus empregos como a resiliência, produtividade e foco em resultados, acabamos por ter atitudes que incidam positivamente nos processos, gerando uma mudança de cenário.

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Henry Ford

O mapa não é o território.

Na psicologia cognitiva e na PNL (Programação Neurolingüística), entendemos crenças como um conjunto de pensamentos que governam outros pensamentos ou a interpretação de estímulos e situações externas.

Para a Doutora em psicologia Carol Dweck e autora do famoso livro Mindset: how you can fulfil your potential, mindset deve ser entendido nesse sentido. Ela escreve na introdução do seu livro: “Meu trabalho é parte de uma tradição em psicologia que mostra o poder das crenças das pessoas. Elas podem ou não estar conscientes de suas crenças, mas elas afetam fortemente o que queremos e se vamos ou não ser bem sucedidos em conseguir o que queremos.

Esta tradição também mostra como mudar as crenças pessoais – mesmo as mais simples – pode trazer profundos efeitos. Segundo os especialistas, existem dois grupos de mindset, que listamos abaixo e convidamos você a conhecer para que você possa usá-los em prol de promover as mudanças que desejar para desenvolver sua vida pessoal e profissional.

Mindset fixo: modelo mental que interpreta inteligência ou talentos como características inatas, que permanecem relativamente estáveis ao longo da vida. Mais limitante, esse modelo oferece uma ampla zona de conforto.

Mindset expandido: favorece uma visão de mundo na qual as mencionadas características podem ser desenvolvidas mediante o esforço. Esse modelo enxerga o ser humano em evolução, como potenciais a serem desenvolvidos. Se você deseja construir uma carreira sólida e de sucesso, você precisa trabalhar bastante sua atitude mental de forma que ela possa agir positivamente e te motive a provocar mudanças, nada de ficar parado, acomodado em zonas de conforto, e que te leve a focar naquilo que você mais deseja no momento: ser bem sucedido fazendo aquilo que gosta. Os maiores “adversários” de sua carreira não estão no mercado de trabalho, os maiores “adversários” estão dentro de você. Esses “adversários internos” se alimentam dos modelos mentais limitantes e negativos que matam sonhos e destroem seus projetos de vida.

Como disse o escritor Roberto Shinyashiki: Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores. Portanto, desafie o “mindset” negativo e esteja pronto para saborear novas vitórias! Confira abaixo o TED da Carol Dweck. Nesta palestra, ela descreve duas maneiras de pensar sobre um problema que é ligeiramente difícil demais para que você resolva. Será que você não é inteligente o suficiente para resolvê-lo … ou somente não o resolveu ainda? Uma grande introdução nesta ideia de que podemos aumentar a capacidade de nossos cérebros para aprender e resolver problemas.