Vingadores: Ultimato e o que fica de lição de casa.

Após um ano de espera, Vingadores: Guerra Infinita, passa a bola para o seu irmão mais velho e (finalmente) Vingadores: Ultimato fez sua estreia mundialmente! O filme tornou-se o primeiro da história a arrecadar US$ 1,2 bilhão no fim de semana de lançamento. E foi líder de bilheteria em pelo menos 54 países, incluindo o Brasil, onde vendeu 1,5 milhão de ingressos na sua pré-estreia.

O longa tão esperado quebrou as bilheterias, o coração dos fãs e o recorde da maior verba usada para marketing da história da Marvel Studios, com o total de US$ 200 milhões.

O desfecho de uma jornada de 11 anos, 21 filmes e incontáveis gerações ao redor do mundo foi construída em cima de uma única coisa: expectativa.

Se me der spoiler: EUTEMATO.

Quem acompanha o longa, lembra do spoiler que o ator Tom Holland (que interpreta o Homem-Aranha) deu no ano passado, quando subiu no palco brincando: “Estou vivo!”, referindo-se à morte de seu personagem ao fim do filme Vingadores: Guerra Infinita.

E graças a isso, o segredo em torno da produção de Vingadores: Ultimato foi tanta que o elenco do filme recebeu roteiros falsos com cenas que nunca foram filmadas, para impedir os spoilers.

Diversas medidas anti-spoiler fizeram parte da campanha de marketing de Vingadores: Ultimato para mostrar que eles não estavam de brincadeira! Como o easter egg do Google, em sua página de pesquisa.

Trata-se do “estalar de dedos” do vilão Thanos (Josh Brolin), que aconteceu no final de Vingadores: Guerra Infinita. Quando pesquisamos pelo termo “Thanos”, um ícone aparece no canto direito, no formato da infame Manopla do Infinito.

Após o clique, os resultados vão sumindo um a um, transformando-se em pó (exatamente como aconteceu com vários heróis). Ao final da brincadeira, o número de resultados no topo da página (mais de 93 milhões) é reduzido pela metade.

Todas essas informações chegam na mídia e ajudam a alimentar as conversas, rumores e teorias por parte do público. E nos leva ao próximo tópico:

A curiosidade pode deixar o gato rico.

A galera que acompanha os filmes da Marvel espera ansiosamente pela reunião de todos os heróis! Sabendo disso, as empresas brincam com a curiosidade, usando-a como aliada para o famoso “marketing de oportunidade”, garantindo engajamento e interação com o público.

A Coca-Cola, por exemplo, estampou os personagens de Vingadores: Ultimato em suas latas de Coca-Cola Sem Açúcar, por meio de um aplicativo da própria empresa. Os fãs poderão escanear as latas de edição limitada e terem acesso a quatro diferentes experiências em realidade aumentada.

Segundo a Poliana Sousa, diretora de Marketing da Coca-Cola Brasil, “A parceria com a Marvel tem um poder gigante e reforça a conexão de Coca-Cola com a cultura pop, que faz parte da história da marca desde a sua construção”.

A Mastercard também entrou na dança e se uniu com os nossos queridos heróis para derrubar um dos maiores vilões de todos: o câncer. A parceria da empresa com a SU2C (Stand Up to Cancer) é antiga, mas com a chegada dos Vingadores: Ultimato, eles viram uma oportunidade de colocar os personagens ao lado de heróis da vida real: sobreviventes do câncer.

As duas marcas globais colaboraram para aumentar a conscientização do SU2C, para ajudar todos os pacientes a tornarem-se sobreviventes de longo prazo.

Outra grande jogada da Marvel Brasil foi convidar ninguém menos que o canal Porta dos Fundos, para anunciar a chegada do filme Vingadores: Ultimato, daquele jeitinho brasileiro que só eles sabem. Em uma sacada genial, o vídeo brinca com a semelhança dos fãs brasileiros da Marvel com as torcidas organizadas.

Confira:  https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=i5TvpIHcmXU

As campanhas renderam visibilidade para as marcas, para o filme, inúmeros produtos e posts que foram relacionados ao longa aumentando ainda mais a expectativa do público! E surpreendendo um total de zero pessoas, Vingadores: Ultimato é a 2ª maior bilheteria de todos os tempos no cinema, com apenas 13 dias em cartaz.

Não contavam com a minha astúcia!

O filme Vingadores: Ultimato, teve a melhor estreia de um longa nos Estados Unidos, com arrecadação total de US$ 2,18 bilhões (até o momento) superando Titanic e Star Wars: O Despertar da Força.

E com três horas de duração, o “Ultimato” é fenômeno entre a crítica internacional, com uma taxa de aprovação de 96% no “Rotten tomatoes” (site que compila resenhas especializadas) e confirmam pra gente que tempo é dinheiro!

Claro que após 11 anos juntos, eles já conheciam o seu público e sabiam exatamente como corresponder as suas expectativas. Mas isso não quer dizer que o trabalho foi fácil! Afinal, a empresa sempre buscou se aproximar do público nas pequenas coisas. Muitas ações podem não ter circulação mundial, mas ganham proporções devido ao compartilhamento por redes sociais e interação do seu público fiel.

Segundo o Twitter, Vingadores: Ultimato tornou-se o filme mais comentado da história dentro da plataforma. Desde o começo de 2019 foram contabilizados 50 milhões de tweets, dos quais aproximadamente metade aconteceram desde o último dia 25, quando a produção chegou aos cinemas.

É um pouco triste se despedir dos personagens, mas dizer adeus assim, parece ser uma boa forma. Ou será que é um “até breve”? De qualquer forma, o legado dos icônicos heróis da Marvel deixa claro duas coisas: a oportunidade faz a propaganda e quem ri por último, com certeza fatura mais.