Segundo o relatório do Kantar Media, o uso de algoritmos, social commerce e engajamento são os principais pontos de 2019
Em 2019 algumas mudanças no cenário digital devem impactar as estratégias das empresas e mapear novas oportunidades para os profissionais de marketing e comunicação. Segundo o relatório “As Tendências em Mídias Sociais” da Kantar Media, o uso de algoritmos, social commerce e engajamento são alguns pontos a serem trabalhados este ano. Veja abaixo:
1.Diversificação dos formatos de publicidade
A diversificação de formatos de publicidade deve começar a se monetizar, como a criação de uma versão sem publicidade e acessível por assinatura. Por exemplo o Twitter está experimentando ofertas de assinatura e o Linkedin oferece assinaturas premium para usuários de acordo com suas necessidades.
2. Algoritmos em constante mudança
Os usuários das redes sociais estão procurando se “livrar” da influência dos algoritmos e as marcas estão vendo uma queda significativa em alcance orgânico. Em 2018, o Facebook anunciou a eliminação do recurso “tendências”, que mencionava os tópicos mais comentados nas mídias sociais e o Twitter lançou uma opção em suas configurações que desabilita o algoritmo de rede social. Em breve, poderemos ver o surgimento de versões digitais “não algorítmicas”.
3. Plataformas dedicadas
Em 2019, os editores estão querendo revitalizar seus espaços de comentários com botões de reação ou dispositivos de co-criação como o Brief, uma mídia que oferece aos leitores a oportunidade de votar no assunto a ser abordado na edição. As marcas irão precisar reinvestir em plataformas mais dedicadas e específicas.
4. Social Commerce
As principais plataformas sociais vêm experimentando ações dentro das redes sociais para expandir seus serviços de compra. O Instagram lançou o Instagram Shopping, o novo recurso que permite que os produtos identificados no post sejam comprados em apenas um clique na loja virtual.
5. Parcerias estratégicas prosperam
As parcerias estratégicas estão em alta e em áreas diferentes. Um exemplo é o Data Transfer Project, um projeto de transferência de dados de código aberto lançado pelo Google, Microsoft, Twitter e Facebook. As aquisições de negócios e parcerias são elementos inestimáveis no futuro de empresas de mídia social.
6. Influenciadores e as marcas
Os influenciadores são tendências do marketing digital a algum tempo porém um erro em grande escala foi cometido: o influenciador foi tratado como um canal de marketing e não como uma relação humana com o cliente. Alguns influenciadores apostaram, assumindo várias parcerias pagas até que começaram a se perder.
7. Engajamento é a nova tendência
De acordo com o estudo da Kantar, três quartos dos consumidores pesquisados sentem que pertencem a uma comunidade e cerca de metade deles estão dispostos a se envolver em uma comunidade criada por uma marca.
8. Novos formatos híbridos
2019 será o ano dos formatos criativos híbridos. O stories no Instagram é uma boa demonstração de formatos híbridos, eles pretendem evoluir com novas opções de música em vídeos, efeitos sonoros e até podcasts de música.
9. Entretenimento em crescimento
Em 2019, o entretenimento não é limitado nas mídias sociais. A TechRadar informa que a Netflix e Telltale Games firmaram o acordo para incorporar jogos em um serviço de streaming de filmes.
10. Conectar as mídias sociais com experiências externas
As mídias digitais também devem ser um meio importante de interação e comunicação com os consumidores. O objetivo das marcas com as mídias sociais em 2019 é criar interações exclusivas em diferentes dimensões em torno da experiência. Um exemplo é a Master Kong, uma empresa chinesa do ramo de alimentos que adicionou a interação ao seu anúncio. Os usuários que coletaram 3 emojis ao assistirem o anúncio, receberam um desconto para usar na compra de qualquer produto da empresa.