Investir em estratégias de marketing digital atualmente é uma prioridade para muitas empresas – e deve ser – para atingir bons resultados com seus negócios. Por ter muitas vertentes, a dúvida crucial para os empreendedores é sempre a mesma: qual é o melhor investimento para o meu negócio?
É necessário entender que o marketing nas redes sociais e marketing de conteúdo devem caminhar juntos e possuem o mesmo objetivo: captar leads e atrair clientes. Mas a forma de planejar, executar e medir cada estratégia varia bastante. Primeiro, vamos entender um pouco sobre cada um!
A batalha digital.
No marketing de conteúdo é possível criar uma exclusividade com o público, ter liberdade no formato do layout sem seguir padrões e com condições de modelar o seu site para que o público consuma o conteúdo da forma como você idealizar. Além da segurança de possuir um conteúdo somente seu. O Google pode até mudar o algoritmo e afetar seus rankings, mas se você tiver outras fontes de tráfego, talvez isso nem seja um problema.
O marketing nas redes sociais pode fazer seu conteúdo se tornar viral, sendo de maneira orgânica ou paga. Você pode segmentá-lo para um público específico, o que é uma grande vantagem, pois atinge as pessoas certas e que realmente vão se beneficiar com o conteúdo. Outro benefício é a versatilidade que as redes sociais oferecem através da interação com o público, podendo realizar sac pré e pós-venda.
Pontos relevantes.
Agora que já vimos alguns pontos importantes de cada um, vamos entender os seus diferenciais:
1- Foco
No marketing em redes sociais, toda atenção dos conteúdos é voltada para as redes digitais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e etc. Já no marketing de conteúdo, o foco está em criar material para um site, landing page ou portal de notícias.
2- Objetivo principal
Apesar das redes sociais focarem em posicionamento de marca e criação de audiência e o marketing de conteúdo em gerar um funil de vendas e nutrição de leads, ambos são muito flexíveis nesse ponto.
3- Tipos de conteúdo
Nas redes sociais, o tipo do conteúdo é mais limitado devido aos formatos permitidos pela rede, enquanto no marketing de conteúdo o material é criado de acordo com as normas base e padrões da empresa.
E afinal, quem ganha essa batalha?
A verdade é que neste duelo não existe vencedor! Como você percebeu, os dois tipos de marketing podem trabalhar juntos e são complementares. Aliás, nossa recomendação é que sejam explorados dessa forma integrada, afinal, a estratégia de conteúdo pode ser potencializada com as redes sociais. Assim, em vez de pensar em quem vence este duelo, foque em criar fortes estratégias para ambos.
Quer investir em marketing digital na sua empresa? Entre em contato com a gente! 😊